domingo, 7 de outubro de 2007

Vocês querem?

Eu estava em frente a meu condomínio esperando a 55 quando meu celular tocou. Observei o DDD: era de São Paulo. Logo, das duas uma: ou era um daqueles presidiarios que ligam pedindo crédito de celular ou era telemarketing de cartões de crédito. Segunda opção.
Assim que ouvi a mulher falando em tom enjoado e mecânico, logo previ o vinha por aí: ela queria me convençar e aceitar mais um cartão de crédito. Começou dizendo que eu havia sido selecionada para adquirir o tal cartão e começou a discorrer as vantagens do tal. Esperei ela interromper a ladainha para tomar um rápido fôlego e disse:
- Não estou interessa em adquirir esse cartão.
Ao que ela replicou:
- Mas o que a impede de adquirir nosso cartão?
Porra. Eu poderia começar aqui uma análise do discurso apenas baseada nessa frase, mas vou ser breve: usar "o que a impede" é o mesmo que dizer "oh! você não pode? todo mundo tem e você não?" e coisas do tipo. É como dizer que todo mundo tem e você também pode ter. Porque é algo que todo mundo quer e deveria ter. Porém eu sabia muito bem o que responder:
- Não, nada me impede. É que eu NÃO QUERO.
Como eu esperava que acontecesse, a criatura do outro lado da linha gaguejou, hesitou e em instantes encerrou a ligação da mesma forma enjoada e mecanizada com que começou.
Sebe porque ela ficou tão altereada a ouvir o meu "não quero"? Porque ela não está acostumada a ouvir isso. Porque a maioria das pessoas não estão acostumadas e dizer isso. Porque a maioria das pessoas não estão acostumadas a pensar isso.
Somos constantemente impelidos a consumir sem nos perguntarmos se queremos realmente fazer aquilo. É como se fosse a regra do jogo, que temos que obedecer sem nos perguntarmos se aquilo é de nosso desejo.
Pois sim, de agora em diante, sempre que alguma vendedora de seja lá o que, questionar porque vocês se recusam a consumir algo digam simplesmente PORQUE EU NÃO QUERO. É simples, e além de tudo é super divertido ver a cara delas. Hehe.

7 reclames:

Rédi Bortoluzzi disse...

Pff...
Operadoras que "Vão estar ligando" pra nós o tempo todo são uma das chateações que eu passo volta e meia.
Mas eu tenho um caso engraçado pra contar.
A mulher ligou pra mim pra oferecer uma capitalização do meu cartão, por "apenas" cinqüenta reais por mês...
- Não estou interessado, disse educadamente.
Eis que a dona fala:
- Senhor, são apenas 1,66 por dia, e vc tem o dinheiro de volta, corrigido, blá blá blá...
Aí perdi as estribeiras:
- Minha filha, vc deve ver aí que eu tenho um cartão UNIVERSITÁRIO, se eu não tiver 1,66 por dia, ou não vou comer ou não pago as minhas xerox...
Acho que nem preciso dizer o resto... Tu tu tu!

Nem vou comentar a lista... Eu votaria por uma invasão/churrasco anarquista...

Post massa!

Alunissada disse...

Minha tática é atender e fingir que ñ sou eu. Qdo escuto aquela vozinha mecânica pergutando pela senhora Nathalia, respondo logo: ela viajou, com o mesmo tom mecânico da atendente.
Ela desliga e eu ñ me estresso.

Rafael Salvador disse...

Odiava quando ligavam do terra oferecendo um antivírus ($$$ por mês, blábláblá...) e minha mãe jogava a batata quente na minha mão...

Eu sempre respondia: "uso o AVG, é bom, rápido, e o melhor, GRATUITO!"

Aí não tinha argumtento... e viva a inclusão digital!

Zilma Bezerra disse...

hahaha
eh verdade... eh bem legal ver a cara delas xD

Larys disse...

O foda é ter que aguentar aquela voz de retardada mental que elas sempre fazem! Dá ódio. Foi bom a mulherzinha dqa C&A querendo que eu levasse o cartão da loja pq eu era universitária. Aí eu: "Ah, tah, você acha que a faculadade que me sustenta é? Minha filha, universitário é o bixo mais liso que existe na face da terra!" E a mulher saiu cabisbaixa...XD

Anônimo disse...

hehe mto bom
as vezes a gnt pensa q dizendo o "não" limpo e seco tah sendo mal educado, mas nem tá. se é a gnt q vai pagar, a gnt tem q querer tb.. hehe


[primera vez q comento aqui hehe]

Welton Nogueira disse...

Pense numa pergunta filosófica: O que a impede de adquirir nosso cartão?
existem várias respostas. eu prefiro esta: Pq se eu fizer vou dar calote na certa.
haha.

Postar um comentário